15.7.14

Saiba a diferença entre Corset, Corselet, Corpete e Espartilho !!

Olá Pessoal !!

 Hoje estou aqui para esclarecer uma dúvida que está sempre nas cabeças de nós, mulheres.

A diferença entre Corset, Corselet, Corpete e Espartilho. Sempre nos embolamos quando nos referimos a um deles, e vamos lá descobrir a diferença.





   Desde que apareceu na história da moda, no século XVI, o espartilho tem sido usado como suporte e controle para as formas naturais do corpo. Com o passar dos anos, ele foi sendo melhorado, com materiais mais rígidos, ajudando a manter a postura.

   Para manter a postura sob o espartilho foi introduzido um tipo de corpete reforçado e rígido usado como roupa de baixo, que hoje chamamos de espartilho ou corset.
   A rigidez era o principal atributo do corset. A redução da cintura era mínima, mas o busto era erguido e pressionado, e as costas mantidas numa postura reta e distinta, como era de se esperar de uma dama. 

   CORSET é o nome francês, que foi incorporado pelas inglesas também, para a peça que nos países de língua portuguesa e hispanica é chamada ESPARTILHO. Na Itália é chamado de corsetto e na Alemanha Korset. Porém aqui no Brasil o espartilho é conhecido como aquelas lingeries com cinta liga.

   Corset é feito para mudar a estrutura corporal de uma pessoa, evidenciando a sua forma natural. 
   Confeccionado com barbatanas de aço inox espiraladas para as curvas e flat para as áreas de pressão, sempre feitos em tecido plano, possui varias camadas de tecidos, pode ter fechos ou não, geralmente é feito em tecido nobres, da para praticar Tight Lacing, por ser muito bem reforçado e aguentar a pressão, e duram uma vida toda. São feitos só sob medida encontrar um por menos de R$250 é uma tarefa praticamente impossível devido o custo q se tem na confecção.

    Pode ser usado com calça, saia, por cima da blusa, do vestido, entre outros jeitos, basta usar a imaginação. Mas o mais utilizado no modo Tight Lacing é com o pijama, isso mesmo, para dormir, pois quanto mais tempo usando, mais redução terá.





( Todos esses corsets são da Belladonna )



       Corpete ou Corselet  são blusinhas estruturadas, geralmente por barbatanas de plástico, alguns nem tem barbatana nenhuma, pode ser feito em tecido plano e imitar a amarração de um corset ou em tecido elástico e ter fechamento por zíper. Mas não serve para praticar Tight Lacing, pois não é resistente o suficiente e tentar seria pedir para a peça estourar toda, mesmo q possua barbatanas de aço seriam somente as espiraladas e continuaria não sendo estruturado o suficiente, por isso, o consumo de material é pouco e são baratinhos.

   Pode ser usado com calça, saia, por cima da blusa, do vestido, entre outros jeitos, basta usar a imaginação.



( Fotos da internet, apenas o vermelho é da  Belladonna )


Conclusão



   Hoje em dia, com tantas variedades de modelos e materiais, os Corsets se tornaram peças muito dinâmicas, podendo ser usadas em qualquer ocasião, com várias combinações de roupas e acessórios, o que torna o processo de escolha ainda mais difícil.




  Então para resumir e deixar mais fácil a explicação, a diferença entre eles é o modo da confecção e os materiais usados para ela. O corset é feito em varias camadas e panéis com barbatanas flats e espiraladas em aço inoxidável, e um corpete ou corselet geralmente são feito com um tecido fino ou mesmo com elastano com barbatanas de plástico ou de ferro bem fino.

  Se quiser reduzir medidas compre um corset feito sob medida ( há alguns site que vendem, eu comprei um na Belladonna e o próximo post mostrarei ele ), mas não se esqueça de ver se a loja é confiável, se tem fotos dos clientes, e se estão vendendo realmente um corset e não um Corselet.


* * Nessas fotos da pra ver bem a diferença de um Corset para um Corselet.



E se vc quiser usar para sair, pode comprar um Corselet. Mas também verifique se a loja é confiável e se tem fotos dos clientes. 

No próximo post eu falarei mais sobre Tight Lacing, e mostrarei o meu Corset.
Beijos até a próxima !!

3 comentários:

  1. Um dia comprarei o meu corset. Não vejo a hora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela , aproveita o nosso sorteio para adquirir um corset. http://betaraujo.blogspot.com.br/2015/03/sorteio-de-um-corset-para-tight-lacing.html?m=1

      Excluir

Escreva aqui uma mensagem para mim !