30.7.13

Umectação Capilar

Ja ouviram falar de umectação capilar?

Então vamos la, Umectação Capilar é a utilização de óleos vegetais 100% puros, nas pontas do cabelo (ou até o comprimento, se o cabelo estiver muito detonado, evitando a raíz, pq pode deixar o cabelo oleoso) para nutrir e melhorar o aspecto.

 Para fazer uma umectação com ótimos resultados é necessário que o cabelo esteja pronto para receber todos os nutrientes, e a única forma é abrindo a cutícula dos fios e deixá-la exposta, assim penetra melhor e o resultado é maravilhoso. Shampoo é um ótimo meio de abrir as cutículas.

* Para facilitar, vamos chamar a UMECTAÇÃO de  apenas U.



Aqui estão três formas de umectar os fios:

  • Após o shampoo:  O shampoo abre as cutículas do cabelo (além da sua ação de limpar) e essa abertura é o momento exato de fazer uma U.

Modo de fazer : Lavar os cabelos com shampoo (de preferência transparente) tirar o excesso de água com a toalha e aplicar o óleo, mecha por mecha. Deixar 1 hora ou mais, e lavar com shampoo e condicionador. Eu particularmente, prefiro usar uma máscara de hidratação no lugar do condicionador..

  • À moda a francesa: O óleo vegetal é esquentado em banho maria até ficar morno. Porque ele tem que estar morno? Utilizando o calor abre as cutículas do cabelo, e como falei ali em cima, cutícula aberta é melhor para a penetração dos produtos . 

Modo de fazer : Com o óleo já morno enluvamos os fios, mecha a mecha. Use uma touca para abafar, mantendo o calor e aumentando a absorção. Deixar 1 hora ou mais, e lavar com shampoo e condicionador. Eu particularmente, prefiro usar uma máscara de hidratação no lugar do condicionador..


  • Noturno: Estudos comprovam que o ato de dormir faz com que as cutículas do cabelo se abram, e como precisamos de cutículas abertas para fazer uma U, esse jeito também é válido. Esse método noturno é feito exatamente na hora de dormir.

Modo de fazer : Enluvar o cabelo com o óleo vegetal, mecha a mecha. Use uma touca, dessa vez é para não sujar sua roupa de cama, e vá dormir com o óleo na cabeça, rs.
A ação de dormir fará com que a cutícula se abra e absorva os nutrientes do óleo vegetal. Ao acordar retire totalmente o óleo e lave com shampoo e condicionador. Eu particularmente, prefiro usar uma máscara de hidratação no lugar do condicionador..
  • Alguns óleos e suas propriedades:
Óleo de Abacate: É um óleo rico em vitaminas vitamina A e um altíssimo teor de vitamina E que é um poderoso antioxidante, o qual inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.

Óleo de Linhaça: Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos (Ômega 3 e 6). A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Nos cabelos conferem Hidratação, um brilho muito bonito e também ajuda no combate ao frizz.

Óleo de Jojoba: Quando massageado diretamente no couro cabeludo, dissolve o sebo engastado, os folículos do cabelo ficam livres das partículas estimulando a germinação das células na epiderme e crescimento dos cabelos. O Óleo de Jojoba também torna o couro cabeludo menos ácido, regulando, portanto, as secreções glandulares.

Óleo de Rícino: Possível função parecida com o de jojoba em menor eficiência, atua diretamente no couro cabeludo controlando a oleosidade e a acidez do mesmo.

Óleo de Azeite Extra Virgem: Rico em ômega 9, gordura monoinsaturada. Fonte de compostos fenólicos com alta atividade antioxidante.Tem propriedade emoliente que confere brilho e Hidratação ao cabelo.

Óleo de Argan: . É um anti oxidante natural e extremamente rico em vitamina E, contém também ômega 9 e 6, além de natural é fundamental para a cicatrização e irritação no couro cabeludo. Ajuda a reduzir o frizz e deixa o cabelo macio, e ainda ajuda a proteger do calor. O óleo de argan simplesmente dispensa comentários em sua funcionalidade e resultados, tanto nos cabelos, quanto para a saúde e para a pele.

Óleo de CocoTem ação antioxidante e imunoestimulante, moléculas menores que penetram bem nos fios. Por isso é perfeito para segurar o frizz. Possui ação emoliente e nutritiva aos fios, além de proteger os cabelos contra os radicais livres e fatores externos do clima.



Vende no Mundo Verde, ou em lojas de produtos naturais, alguns óleos também vendem em lojas de cométicos. E o Azeite Extra Virgem em mercados, rs.

Beijocas, até logo !




VEJA TAMBÉM :




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui uma mensagem para mim !